Tratamentos

A pele é o maior órgão do corpo humano, e também o que apresenta o maior número de doenças, mais de 7 mil. Dentre elas estão o câncer de pele, a psoríase, infecções, acne, vitiligo, alergias, e inúmeras outras. É necessário o diagnóstico correto para realizar o melhor tratamento.

As causas das unhas danificadas e da queda de cabelos estão relacionadas a diversos fatores, desde a deficiência de nutrientes, o estado psicológico e até as doenças próprias dos anexos. É imprescindível saber o que está provocando esta alteração para poder realizar a conduta adequada: medicamentos e produtos tópicos aplicados no couro cabeludo, medicação via oral, dentre outras modalidades.

Biópsias de câncer de pele, retirada de lesões benignas , curetagem de molusco contagioso e diversos outros procedimentos.

Aplicação de Nitrogênio Líquido para tratamento do câncer de pele, clareamento de manchas e retirada de verrugas.

A toxina botulínica age relaxando a musculatura e tem diversos benefícios para a ação rejuvenescedora. Além de tratar as linhas de expressão como os chamados pé de galinha, rugas da testa e do nariz ela também melhora qualidade da pele, estimula o colágeno e proporciona uma aparência mais jovial e descansada. Tudo isso é feito de uma forma que sempre preserva as características da face e a individualidade do paciente.

  • Como é feito o procedimento?

A toxina botulínica é aplicada na pele com uma agulha extremamente fina através de pequenas injeções na área a ser tratada.

  • Quanto tempo dura uma aplicação de toxina botulínica ?

A duração da toxina irá depender de cada organismo, em média 3 a 4 meses podendo durar por até 6 meses.

  • Quanto tempo demora para começar o efeito?

O efeito iniciará em aproximadamente 5 dias após a aplicação e  o resultado se completa em 14 dias.

  • Existe algum tipo de anestesia?

O procedimento é rápido (10 a 20 minutos) e com mínima dor, sendo aplicado um creme anestésico antes da aplicação.

  • Que idade é indicada para começar a fazer este procedimento?

O paciente pode iniciar a aplicação preventiva a partir dos 20 anos.

  • Quais os cuidados pós procedimento?

Alguns cuidados são necessários como não praticar exercícios físicos, não se expor ao sol e não deitar nas 4 horas seguintes da aplicação.

  • Quais as contraindicações

Gestantes, lactantes, uso de alguns antibióticos, histórico de alergia ao produto, dentre outras, sendo sempre necessária avaliação médica prévia ao procedimento.

  • Posso desenvolver alergia a toxina botulínica?

É extremamente raro. Se por alguma eventualidade ocorrer, nossa equipe está devidamente equipada e o médico é apto a tomar todas as condutas necessárias.

  • De quanto em quanto tempo posso aplicar?

O intervalo mínimo é de 3 meses.

  • Podemos aplicar a toxina botulínica de forma preventiva?

Sim, podemos prevenir rugas e vincos profundos que se formam com o passar da idade.

Efeito Nefertiti

Através da aplicação da toxina botulínica na região da mandíbula e pescoço, proporcionamos uma melhor definição dessa área, e prevenimos a perda do contorno entre a cabeça e o pescoço, que ocorre com o envelhecimento ao longo do tempo.

No Egito, uma bela rainha liderou o maior império do século 14 a.C. A Rainha Nefertiti (que significa é chegada a bela) apresentava uma característica que destacava ainda mais a sua beleza: o contorno mandibular bem definido.

Hiperhidrose Axilar

A hiperhidrose, caracterizada pelo excesso de suor, pode ser tratada com a aplicação da toxina botulínica, apresentando melhora na qualidade de vida do paciente.

Peelings químicos são feitos com agentes que destroem as camadas em diferentes profundidades da pele, promovendo assim, renovação e regeneração celular. Desta forma, proporciona melhora do aspecto da pele como um todo.

1. Quais os tipos de peelings?
Eles são basicamente divididos em superficiais, médios e profundos. Os superficiais proporcionam leve descamação, enquanto que os médios e profundos proporcionam formações de crostas e exigem maiores cuidados no período pós procedimento.

2. Quais as suas indicações?
Os peelings químicos proporcionam tratamento das rugas finas, manchas, melasma, poros abertos, estrias vermelhas, hipercromia pós inflamatória, rejuvenescimento.

3. Quantas sessões são necessárias?
O número de sessões irá depender do objetivo do tratamento. Peelings superficiais demandam pelo menos 2 a 3 sessões para se obter os resultados desejados , enquanto que os médios e profundos com apenas 1 sessão podem proporcionar ótimos resultados. Além disso, quando associados a outros tratamentos (ex: microagulhamento, laser..) é possível potencializar os efeitos.

4. Quanto tempo demora?
O procedimento é feito no consultório e demora aproximadamente 20 a 30 minutos

5. É doloroso?
O paciente pode sentir uma ardência leve e passageira durante o procedimento.

6. Como é o período após o procedimento? Quais os cuidados?
Após um peeling superficial a pele inicia a descamação em 24h horas e dura por aproximadamente 4 dias, já os médios e profundos demoram até 15 dias para cicatrizar. É de extrema importância não se expor ao sol, fazer o uso de cremes adequados e filtro solar. Além disso não é recomendado arrancar com a mão as peles que vão se desprendendo, pois elas saem por conta.

7. Existe contraindicação?
Pacientes com peles sensíveis devem evitar os peelings químicos. Também sabemos que alguns produtos, como o ácido retinóico, são contraindicados na gestação e lactação, devendo ser utilizada outra substância nesses casos. Se houver alguma ferida aberta ou se o paciente tiver o hábito de cutucar a pele, também é contraindicado realizar o peeling.

8. Existem complicações?
Sabemos que nenhum procedimento é livre de potenciais complicações. Com os peelings não é diferente. Por isso é tão importante a avaliação médica dermatológica assim como os cuidados após o procedimento.

 

 

O que é o ácido hialurônico?

Nosso organismo produz naturalmente essa substância sendo ela um componente da nossa face. Ao longo do envelhecimento, acabamos perdendo ácido o hialurônico, pois ele começa a ser degradado e, ao mesmo tempo, a sua produção natural diminui. Com isso, vamos perdendo a estrutura de um rosto jovem e começamos a desenvolver rugas, sulcos e perdas de contornos que antes nos conferiam a beleza harmônica facial.

Qual a função do ácido hialurônico?

A principal função do ácido hialurônico é fazer uma hidratação profunda na área onde ele é injetado e ocupar aquele espaço que se formou com a sua degradação.

O material injetado dura quanto tempo no organismo?

A durabilidade do preenchimento com ácido hialurônico dependerá de cada paciente, sendo de 6 meses até de 12 meses.

Quando o preenchimento é contraindicado?

Ele será contraindicado nas gestantes, lactantes, em pacientes com doenças autoimunes, presença de material definitivo previamente injetado, assim como infecções locais. É essencial a avaliação médica prévia.

Em quanto tempo percebo o resultado?

Imediatamente após a injeção já é possível observar uma melhora significativa. Porém em 15 dias o produto apresentará a acomodação ideal na pele quando então observaremos o seu efeito por completo na face.

Se eu tiver um evento social no dia seguinte ao procedimento, posso fazê-lo mesmo assim?

Não é recomendado. Pois alguns pacientes, nos primeiros dias após o procedimento, poderão desenvolver inchaços e hematomas locais.

Qual a idade ideal para começar?

Cada pessoa vai envelhecer de forma única. Sendo assim, a idade para iniciar irá depender de cada indivíduo. O preenchimento com ácido hialurônico pode ser utilizado a partir dos 18 anos, se houver indicação.

Quanto tempo demora o procedimento?

Em média, 30 a 40 minutos, dependendo do local e da quantidade aplicada.

 Existe algum cuidado após a aplicação?

O downtime ou seja, o período que se segue após o procedimento, de um modo geral, não exige grandes mudanças na rotina do paciente sendo necessário, em alguns casos, cuidados mais específicos. É importante evitar massagens locais e exercícios físicos nas 24 horas seguintes. O paciente sempre será acompanhado e orientado pelo médico dermatologista.

Existem efeitos adversos?

Podem ocorrer hematomas, inchaços localizados, vermelhidão e dor leve. Qualquer intercorrência será prontamente tratada e acompanhada pelo médico dermatologista.

Existe risco de alergia?

Sabemos que o ácido hialurônico é um produto natural do nosso corpo. É extremamente rara qualquer reação alérgica. Se por alguma eventualidade ela ocorrer, será prontamente tratada e acompanhada pelo médico dermatologista.

Qual o intervalo entre as aplicações?

Após o intervalo mínimo de 15 dias, avaliaremos o resultado final do produto na pele e veremos a necessidade de mais aplicações.

O Colágeno é a proteína que estrutura a pele. A partir dos 30 anos, começamos a perder colágeno e como consequência, iniciamos o desenvolvimento de flacidez facial e corporal que vai intensificando a cada ano.

 

 

Os bioestimuladores de colágeno agem na pele, estimulando células chamadas de fibroblastos, sendo eles, verdadeiras fábricas de colágeno no nosso organismo. Com isso, a pele melhora a sua densidade com um efeito leve, sem ter ação de aumento de volume como ocorre por exemplo com alguns preenchedores. Como resultado, teremos melhora da firmeza, da sustentação e da qualidade da pele suavizando também as linhas de expressão.

Uma grande vantagem dos bioestimuladores é que eles são totalmente reabsorvidos pelo corpo, não havendo acúmulo da substância.

Existem dois tipos principais de preenchedores: a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e o Ácido poli- lático (Sculptra). A escolha da técnica, a indicação do melhor procedimento para o seu caso e a aplicação devem ser feitas por um dermatologista responsável e de confiança.

 

  • Quanto tempo dura o efeito?

O efeito pode durar até 25 meses.

  • Quantas sessões são necessárias?

Na maioria dos casos são necessárias 2 a 3 sessões variando para cada pessoa.

  • Em quanto tempo eu perceberei o efeito?

O resultado do procedimento será percebido em até 6 semanas após a aplicação.

  • Qual o intervalo entre as sessões?

As sessões podem ser feitas a cada 6 semanas.

  • Como funciona o procedimento?

A substância é aplicada com uma fina agulha e em algumas áreas é utilizada a cânula. A técnica apresenta mínima dor pois a pele é preparada previamente com creme anestésico e o produto injetado também contém anestésico.

  • Qual é o efeito imediato logo após a aplicação?

Imediatamente após, a pele pode ficar levemente avermelhada e inchada de forma temporária, se resolvendo, na maioria das vezes em algumas horas ou, mais raramente por até dois a três dias.  Pode haver formação de equimoses (arroxeados) na pele, que são absorvidos em alguns dias. O paciente não precisa se ausentar do trabalho após a aplicação.

  • Devo ter algum cuidado após a aplicação?

Após o procedimento são necessárias as massagens. O paciente irá massagear a pele em casa 5 vezes ao dia por 5 minutos por 5 dias consecutivos (regra dos 5). É importante evitar exposição solar neste período.

  • Existe alguma contraindicação para aplicar o bioestimulador de colágeno?

Gravidez, lactação, histórico de preenchimento com materiais definitivos, doenças do colágeno, pessoas com alergias conhecidas ao produto e processo infeccioso no local da aplicação contraindicam o procedimento.

O que é Skinbooster?

O skinbooster é um tipo de ácido hialurônico diferenciado, ele possui moléculas menores, sendo desta forma, mais leve.

Ele promove melhora da qualidade geral da pele diminuindo a rugosidade e favorecendo a firmeza e maciez. Além disso, melhora a hidratação e a elasticidade da pele e também suaviza rugas.

Como ele age?

O Skinbooster age como um reservatório hídrico de longa duração de até 12 meses.

Como é feito o procedimento?

Seguro e eficaz para o tratamento e rejuvenescimento da face, o skinbooster é realizado com microinjeções de ácido hialurônico. Sua ação é potencializada com o maior número de sessões.

Quais os locais em que pode ser aplicado e suas indicações?

  • Rugas próximas aos olhos (Pés de galinhas) que podem permanecer mesmo após a aplicação da toxina botulínica.
  • Rugas do sorriso que não podem ser tratadas com a toxina botulínica.
  • Rugas próximas aos lábios (código de barras).
  • Preenchimento labial com efeito gloss sem alterar o volume, preservando a naturalidade e fornecendo melhora da hidratação.
  • Tratamento das rugas da região do colo que são provocadas pela posição deitada de lado ao dormir (Sleep lines).
  • Rejuvenescimento do colo e pescoço, melhorando a qualidade da pele nessas áreas.
  • Áreas da face com cicatrizes de acne, melhorando a textura da pele.

O procedimento é feito com agulha?

Sim, é feito com uma agulha extremamente fina utilizando, em alguns pontos, a cânula.

Demora quanto tempo?

Em média, 30 minutos

É usada anestesia?

O procedimento é praticamente indolor, porém, mesmo assim, sempre é aplicado um creme anestésico antes do procedimento.

  • O que é?

A luz intensa pulsada (LIP) é uma tecnologia que emite feixes de luzes de múltiplas cores e direções gerando calor por meio dos disparos. Nossa pele atrai essa luz através de alvos como as manchas e os vasos. Desta forma, apenas o cromóforo é atingido pela luz, preservando o tecido que está em volta.

  • Quais as indicações?

Redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão. Além disso, ela promove a melhora das manchas de pele como as sardas (efélides), e as melanoses (manchas do fotoenvelhecimento). Também proporciona melhora de rugas finas, redução de poros, melhora da textura. Outro tratamento que a LIP pode proporcionar é o rejuvenescimento, estímulo da produção de fibras de colágeno e elásticas melhorando a flacidez. A luz pulsada também é uma opção para depilação de pelos indesejados.

 

  • Precisa de anestesia?

O procedimento é praticamente indolor, muito bem tolerado. Mas, em alguns casos, aplicamos um creme anestésico.

  • Quais os cuidados prévios?

É importante fazer uma avaliação médica dermatológica para iniciar o uso de produtos em casa que proporcionarão melhores efeitos no dia da LIP.

  • Como é a recuperação após o procedimento?

No mesmo dia do procedimento, logo após, o paciente já pode retornar às suas atividades. É possível ocorrer leve vermelhidão e a pele pode descamar um pouco dentro de dois a 3 dias.

  • Quais os cuidados após o procedimento?

É essencial não se expor ao sol, fazer uso rigoroso de filtro solar e utilizar os cremes prescritos para o pós tratamento.

  • Existe alguma contraindicação?

Gestantes, nutrizes, doenças de pele no local da aplicação como câncer de pele, infecção. Quem apresenta a pele mais morena tem maior risco de complicação, devendo-se ter um cuidado em especial. Por isso, é tão importante fazer com o médico dermatologista, que estará habilitado para proporcionar um tratamento seguro e eficaz, mantendo plena a saúde da pele.

Indução Percutânea de Colágeno

Como funciona?

O microagulhamento funciona através de um instrumento médico, o roller, formado por agulhas estéreis que farão microperfurações na pele. Isso induz a formação de colágeno melhorando a qualidade da pele e tratando rugas, manchas, poros, estrias e cicatrizes, além de promover o rejuvenescimento.

O que é o Drug Delivery?

Chamamos de drug delivery a entrega dos princípios ativos diretamente em camadas mais profundas da pele e isso é proporcionado através do microagulhamento. Isso se deve ao fato de que são abertos canais microscópicos quando as agulhas penetram na derme. Assim, o princípio ativo do produto terá muito mais efeito do que se fosse apenas aplicado em forma de creme sobre a pele.

Quais as indicações do microagulhamento?

Inúmeras. Podemos tratar melasma e outras hipercromias (manchas), poros dilatados, cicatrizes, estrias e rugas, proporcionando rejuvenescimento com o estímulo de colágeno e melhora de manchas.

Quanto tempo demora o procedimento?

O procedimento dura aproximadamente 30 minutos, a depender da extensão da área a ser tratada.

Quantas sessões são necessárias?

Teremos os melhores resultados com 2 ou mais sessões.

Precisa de anestesia?

Sim, utilizamos anestesia local para proporcionar o melhor conforto ao paciente.

Em quanto tempo verei o resultado?

Em 2 meses é possível ver o resultado por completo, pois é o tempo necessário para a produção de colágeno.

Qual o intervalo entre as sessões?

As sessões podem ser feitas a cada 30 dias.

Existe contra-indicação?

Como em qualquer procedimento, no microagulhamento, não é diferente, existem riscos. Já que ocorrem microaberturas na pele, pode ocorrer infecções e queloides em pacientes com predisposição. Por isso é tão importante a avaliação prévia e o procedimento ser feito pelo médico dermatologista.

Como fica a pele nos primeiros dias após o procedimento?

O pós imediato pode provocar vermelhidão que se perdura por dois a três dias. Não podemos aplicar maquiagens e cremes nas primeiras 24 horas após o procedimento e é necessária proteção contra o sol principalmente nas primeiras semanas.

Cuidados após o procedimento

Os cuidados pós-tratamento são essenciais.  De todos os cuidados o mais importante é o uso intensivo de protetor solar de boa qualidade, com fator 30 ou mais. Além disso, é importante fazer o uso dos cosmeceuticos prescritos para potencializar o efeito.

  • O que é?

O ultrassom microfocado é uma tecnologia desenvolvida para proporcionar efeito lifting e
firmeza para a pele. É um tratamento não cirúrgico e minimamente invasivo.

  • Como ele funciona na pele?

Através do calor emitido pelas ondas de ultrassom as camadas mais profundas da pele são
atingidas onde a contração de colágeno começa a ocorrer. O aumento da temperatura atinge
camadas dérmicas próximas a musculatura facial ao mesmo tempo em que preserva a
superfície da pele. Com esse processo, um novo colágeno é formado associado a uma
contração muscular e efeito lifting.

  • Quais as indicações?

Sua principal indicação é a flacidez. Pode ser utilizado em áreas de pálpebras, área de contorno
mandibular, face completa (full face) , pescoço (melhorando a “papada”), mãos, rugas
periorais ( código de barras), área do abdome, parte interna de coxas, glúteos, joelhos com
resultados bastante satisfatórios.

  • O tratamento causa algum tipo de desconforto?

Sabemos que cada pessoa apresenta diferentes percepções à dor. Algumas são mais sensíveis,
outras menos. Durante a aplicação do ultrassom, podemos sentir pontadas nos locais de ação
do aparelho, porém elas serão rápidas e passageiras. Podemos utilizar alguns medicamentos
que reduzem bastante este desconforto.

  • Quanto tempo dura o procedimento?

O procedimento dura em média uma hora. Dependendo da área a ser tratada.

  • Quais os cuidados após o procedimento?

Após o procedimento, pode surgir um leve formigamento, podendo haver leve vermelhidão e
uma sensação pequena de dor. Mas os sintomas melhoram de forma progressiva. Logo após o
procedimento, o paciente pode retomar as atividades cotidianas.

  • Em quanto tempo verei os resultados?

Os resultados de uma pele mais firme e melhora do contorno surgirão ao longo de 2 a 3
meses. Mas após os 3 meses perceberemos os resultados mais expressivos.

  • Quantas sessões são necessárias

O Ultrassom microfocado estimula o colágeno de forma mais natural e intensa do que técnicas
mais antigas. Diferente de outros procedimentos, o ultrassom requer apenas uma sessão
podendo eventualmente ser repetida após um ano.

 

A Dermatite de Contato Alérgica é uma doença caracterizada por alergias na pele em locais de contato com determinadas substâncias específicas presentes na nossa rotina como o níquel dos brincos ou do botão da calça jeans. Outros causadores podem ser: esmaltes de unhas, xampus, cremes hidratantes, tecidos sintéticos, borrachas de calçados, detergentes, cimento, óleos, graxas, tintas de parede e muitos outros.

Os testes de contato (Patch- test) é o padrão ouro para o diagnóstico da Dermatite de
Contato Alérgica.

  • Como funciona o teste?

O procedimento consiste na aplicação de substâncias fixadas por adesivos na pele das costas feito pelo médico no consultório. Após dois dias, eles serão removidos no consultório onde também a pele será avaliada para verificar se houve reação a alguma das substâncias aplicadas. Após 4 dias é feita uma nova avaliação no consultório. Assim, para participar e realizar o teste, você deverá comparecer para avaliação médica em 3 momentos previamente definidos: aplicação do teste (segunda-feira) ; remoção após 2 dias (quarta-feira) e avaliação final após 4 dias (sexta-feira). A aplicação e suas avaliações duram em média 30 minutos cada.

  • Quais são os cuidados que devo ter na semana do teste?

Nos dias iniciais em que você estará com os adesivos (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira), você precisará ter cautela para que ele não se descole: evitando atividades com o corpo que causem suor e protegendo para não molhar o local da aplicação dos adesivos durante o banho. Durante esses dias, poderão haver reações como coceira, vermelhidão ou piora das lesões de pele já existentes. Você
estará amparado pela Dra. Alice Pellizzari (médica dermatologista) que estará prontamente à disposição para contato, fornecendo a assistência e o acompanhamento necessários. Se houverem as reações acima descritas, poderá ser necessário o uso de medicamentos por via oral e/ou em cremes. Será fornecida assistência completa para a sua patologia cutânea além de orientações quanto ao resultado do teste, as possibilidades de reações e o tratamento.

  • Quando terei o resultado do teste?

Em caso de testes positivos, você receberá por escrito onde encontrará essas substâncias no seu cotidiano e como deverá fazer para não entrar em contato com as mesmas, evitando, assim, as lesões de pele decorrentes da dermatite de contato.

  • Quais são os benefícios do teste?

Saber a quais substâncias você apresenta alergia (dermatite de contato) e assim, evitar entrar em contato com elas, tendo melhora das lesões de pele. Após receber o laudo, você deve reagendar uma consulta com seu médico dermatologista assistente.

  • O que é?

O laser Q-switched é um tipo específico de laser que consegue destruir os pigmentos alvo, sendo uma ótima opção para o tratamento de manchas na pele.

  • Como ele funciona na pele?

Eles têm a capacidade de penetrar em camadas mais profundas na derme eliminando apenas os pigmentos e preservando o tecido ao redor.

  • Quais as indicações do laser Q- switched?

Diversos tipos de manchas podem ser tratados, como efélides (sardas), lentigos solares (causados pelo sol e pelo envelhecimento), melasma, tatuagens e outros. É de extrema importância realizar a dermatoscopia da pele antes do procedimento, pois alguns nevos (pintas) podem ser um câncer de pele inicial devendo ser tratado antes do laser ser feito.

  • O tratamento causa algum tipo de desconforto?

O tratamento é praticamente indolor, podendo causar leve desconforto apenas no momento da aplicação.

  • Quanto tempo dura o procedimento?

Aproximadamente 20 minutos, dependendo do tamanho da área a ser tratada.

  • Quais os cuidados após o procedimento?

O principal cuidado é não se expor ao sol e fazer uso do filtro solar. Mas no mesmo dia do procedimento o paciente pode realizar as suas atividades normalmente. Nos dias seguintes ao procedimento, pode haver leve vermelhidão e descamação.

  • Em quanto tempo verei os resultados?

Dentro de 15 dias podemos ver os resultados.

  • Quantas sessões são necessárias?

Para melhores resultados o ideal é realizar de 3 a 4 sessões, porém irá depender do tipo de mancha e do tipo de pele do paciente.

  • A depilação a laser é uma forma segura e eficaz de remoção dos pêlos.

Além de ter o potencial de nascer cada vez menos fios, ela pode ajudar pacientes com foliculite (inflamação e bolinhas nas áreas depiladas com cera, gilette..)

O laser pode ser aplicado em áreas como buço, virilhas, pernas, axilas, dentre outras.

Nós utilizamos a plataforma Solon que apresenta a tecnologia mais moderna para a remoção de pelos indesejáveis faciais e corporais.

Antes da depilação a laser é importante ficar 15 dias sem depilar com cera ou pinça. A gilette deve ser passada 1 dia antes da depilação a laser.

O procedimento é rápido e praticamente indolor. No mesmo dia o paciente pode realizar as suas atividades normalmente.

O número de sessões para obter uma depilação definitiva irá variar de pessoa para pessoa. No mínimo 5 sessões serão necessárias.

  • Sentirei algum tipo de desconforto?

Pode ser percebido um leve desconforto no momento em que o laser atinge o pelo, porém é rápido e transitório.

  • Quanto tempo dura o procedimento?

De 5 minutos até 30 minutos, a depender da extensão da área a ser depilada

  • Quais os cuidados antes do procedimento?

Não depilar com cera nos 15 dias antes do procedimento e não se expor ao sol.

Dr. Alice Pellizzari - Dermatologista © 2020